sexta-feira, 14 de abril de 2017

Diabetes


   

    O pâncreas é um órgão localizado atrás do estômago, responsável pela produção de insulina. Quando o nível de glicose no sangue sobe, células especiais, chamadas células beta, produzem insulina. Assim, de acordo com as necessidades do organismo no momento, é possível determinar se essa glicose vai ser utilizada como combustível para as atividades do corpo ou será armazenada como reserva, em forma de gordura.
 Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue,em vez de ser usada como energia, desencadeando assim a Diabetes.
  Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.Já se sabe que há uma influência genética - ter um parente próximo com a doença aumenta consideravelmente as chances de você ter também.
   O Tipo 1, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença, aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.
  O Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.
    Um simples exame de sangue pode revelar se você tem diabetes.
    Uma das coisas mais importantes é controlar o nível de glicose no sangue, para evitar complicações. A medição pode ser feita por meio de um monitor de glicemia ou por meio de bombas de insulina. Os dois tipos de aparelho devem ser adquiridos e usados com orientação da equipe multidisciplinar.

   A seguir um vídeo da Universidade das Crianças para um entendimento melhor,  especialmente para crianças:




As informações foram retiradas do site da Sociedade Brasileira de Diabetes http://www.diabetes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diabetes: uma epidemia que se espalha pelo mundo.

Uma epidemia de diabetes se espalha pelo Brasil e por muitos países. Essa afirmação parece estranha porque costumamos empregar o termo e...